quinta-feira, 13 de junho de 2013

Um presente das Estrelas

Capa do meu livro sobre Fila Brasileiro a ser lançado em breve


COMO ESTE LIVRO ACONTECEU

Aqui está a verdadeira história de uma raça que empolga todos os que um dia tiveram o privilégio de conhecê-la de perto. Um cão cuja história parece que foi escrita por Deus, tais as coincidências dos fatos e pessoas que fazem parte desta caminhada. Uma raça de temperamento bravio, que também pode ser um extraordinário cão de companhia, tal seu carinho e dedicação às pessoas que com ela convivam.
O Fila Brasileiro tem sua história íntimamente ligada à própria história da cinofilia brasileira.  Pode-se dizer, que ambas começaram  a dar certo juntas, e os fatos de ambas as histórias se casam, num crescente para ambos, desde os primórdios da cinofilia paulista em 1928, com chegada de Adolpho Lourenço Rheingantz à presidência do KCP em 1931,  ao aparecimento do Fila Jumbo na Exposição anual do KCP em 1939, à luminosa ideia de Rheingantz em tornar o Fila uma raça reconhecida no KCP, até a queda daquele santo balão, que, em fim de trajetória, escolheu o jardim da casa de Paulo Santos Cruz, começando ali a mais linda e heroica  caminhada de uma raça, que saía das fazendas e dos interiores de Minas Gerais para a capital paulista e as exposições do KCP. Em 1951, Rheingantz pediu a Santos Cruz para criar o primeiro padrão da nova raça, e o gênio criativo daquele advogado santista saberia mostrar para todo o Brasil, aquele cão de qualidades excepcionais, que nos interiores mineiros, era chamado de Cabeçudos, Onceiros, Boiadeiros e Atravessados.
Não pude ficar alheio as histórias fascinantes onde os Filas ou Cabeçudos, viviam ao lado dos vaqueiros e peões na lida com o gado; impossível não me emocionar nos relatos reais que ia encontrando em narrativas de sertanistas que desbravaram o Brasil selvagem, onde os Filas ou Onceiros  foram além de tudo o que se poderia esperar da bravura de um cão frente às onças nas matas brasileiras.
Este é um livro sobre uma raça de cães especiais, e por isso fiz questão de escrever aqui minha experiência como professor de Cursos para Handlers,  descrevendo com detalhes o trabalho do treinador e do handler, no treinamento e apresentação dessa raça sensacional.
Eu diria que este livro, na minha concepção inicial, começou a ser escrito como uma biografia de duas pessoas muito especiais: Paulo Santos Cruz e sua esposa Antonieta Santos Cruz, mas o caminhar das pesquisas me fez ver que a história do Fila Brasileiro teve tudo a haver com a história da cinofilia paulista, onde oficialmente, tudo começou  para o Fila.  Mais tarde, absolutamente por acaso, surgiu a figura do príncipe alemão Albrecht Von Bayern, que veio ao Brasil comprar Filas  e os divulgou na Europa. Que melhor padrinho ela poderia ter conseguido?
Como uma grande história, com um patrono de primeira linha , o Fila Brasileiro, como num conto de fadas, ainda teve um príncipe como padrinho!
Com este material emocionante, convivi por 17 anos; não me sendo difícil juntar brilhantes personagens com fatos verdadeiros e emocionantes, o que foi para mim totalmente gratificante montar esta historia.
Aqui você encontrará pessoas especiais, cachorros extraordinários, histórias e fatos quase irreais,  como  acreditar, que a queda de um balão no jardim de um destes personagens, tenha sido um presente das estrelas, ou porque não, de Deus a nós brasileiros.

3 comentários:

  1. Olá Paulo! Gostaria de adquirir o livro. Você tem alguma cópia disponível?

    ResponderExcluir
  2. Recomiendo encarecidamente los servicios de préstamo del Sr. Pedro a cualquier persona que necesite ayuda financiera, y lo mantendrán al tanto de los directorios más importantes para cualquier otra necesidad. Una vez más, lo felicito a usted ya su personal por su extraordinario servicio y atención al cliente, ya que es un gran activo para su empresa y una experiencia agradable para los prestatarios como yo. Te deseo todo lo mejor para el futuro. Sr. Pedro es la mejor manera de obtener un préstamo fácil, aquí está su correo electrónico. pedroloanss@gmail.com Gracias por ayudarme con el préstamo una vez más en mi corazón, estaré eternamente agradecido.
    Puede comunicarse con el Sr. Pedro Jerome para obtener la siguiente ayuda financiera, como préstamo hipotecario, préstamo para automóvil, préstamo comercial, préstamo personal, préstamo comercial, préstamo SBA.

    ResponderExcluir